Contato

Exercício para mães e filhos

Comentários

Vida de mãe não é fácil. Quando os filhos são pequenos é uma grande correria, as mães sempre atrás das crianças. E acaba faltando tempo para o exercício físico programado. Como fazer com que essas mulheres fiquem de bem com o espelho e também com os filhos?
A Anaterra Castela é mãe da Ana Luiza de 3 anos e da Laura de 6 meses. Ela abriu mão de tudo para se dedicar à maternidade. Isso incluiu deixar as aulas de natação e hidroginástica. “Hoje eu sou exclusivamente mãe e é uma profissão que não é fácil não, mas sou feliz! Sempre gostei de atividade com água, mas agora com as duas eu não tenho tempo”, conta a mamãe.  Calma Anaterra, tem solução. A personal trainer Carolina Braz, mãe do Pedro Antônio de 2 aninhos vai mostrar que a atividade física pode ser ótima para mães e filhos. O importante é respeitar o momento e os limites de cada um. “Cada fase tem uma maneira de fazer. Tanto a fase da mãe quanto da criança. Com a criança pequenininha  a gente utiliza o bebê perto da gente, com o próprio peso do corpo dele para nos auxiliar a fazer a atividade física. Com as crianças maiores, a gente brinca com elas e faz com que elas brinquem conosco na nossa atividade física.”
Veja uma sugestão de série com bebês, que trabalha todo o corpo, sem detalhar um músculo específico, definindo braço, abdômen, coxa e bumbum conjuntamente.

agachamento
Separe as pernas em paralelo, deixe o tronco reto, coloque o bebê perto do corpo e agache levando o bumbum para trás. Leve o bumbum para trás para evitar que o joelho ultrapasse a pontinha do dedão do pé.
elvacao-frontal-dos-bracos
Coloque o bebê de frente para você. Com as pernas separadas em paralelo, abaixe levemente o bumbum pra trás e leve o bebê para o alto, voltando o bumbum para cima.
elevacao-da-pelve
Deitada no chão, com a coluna reta e os pés apoiados no chão, eleve o quadril o máximo que puder, contraia o bumbum e volte ao chão.

 

Com as crianças maiores a série é mais aeróbica. “Nesta faixa etária, por causa da energia que as crianças têm, a gente precisa fazer exercícios que trabalhem mais o cardiovascular. Então a gente brinca de correr, de pular, que faz muito bem para gente e que eles também gostam de fazer e fazem muito”, explica a personal.
agachamento-com-salto
Vamos brincar de vivo ou morto, de um jeito que favorece a mãe. Se deslocando para frente faça “vivo” levantando os braços e “morto”  com agachamento.
agachamento-sumo
Dê um passo para a lateral abrindo as pernas e agache.
corrida-lateral
Corra de um lado para o outro, de lado.
abdominal
Deitada no chão, peça seu filho(a) para sentar nos seus pés e suba o tronco contraindo o abdômen, sem forçar o pescoço.
Repetições: Comece fazendo cada exercício 10 vezes. Com o passar do tempo, aumente as séries para 2 de 10 e depois 3 de 10.
E olha só que legal, se a atividade física é boa para as mamães também faz bem para as crianças. A professora de educação física do Aconchego Hotel Escola, Patrícia Belchior é especialista em psicomotricidade, que é a área da educação física que trabalha o aspecto motor relacionado aos aspectos psíccos. Ela explica que “essa área tem alguns fundamentos como coordenação motora, organização espaço temporal, equilíbrio e lateralidade que eles desenvolvem enquanto brincam de fazer exercício físico com a mãe”. E mais, ela ensina que nem sempre precisamos dizer as crianças o que fazer, “podemos deixar que elas mandem na brincadeira e nós fazemos o que elas querem”. Aí entram brincadeiras como pega pega, esconde esconde, a dança da cadeira e quantas mais a imaginação das crianças permitir!

Comentários

comentários
?