Contato

Música para crianças

Comentários

 

IMG_20160321_145050

Música para crianças

Um instrumento poderoso no desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor

Em um chocalho, no brinquedo, nos instrumentos musicais, no toque do celular, no rádio, na TV, na caixinha de música e nas canções de ninar. Música faz parte do cotidiano das crianças, bem antes delas nascerem, na barriga da mamãe.  A audição é o primeiro sentido que se forma na gestação. A neuropsiquiatria infantil Luisa Lopez diz que o feto em contato com a música tem um “aumento do batimento cardíaco e ritmo da respiração, proporcionando um estado de maior atenção”.

E quando nascem os bebês a música se torna um importante instrumento para o desenvolvimento. Crianças em contato com a música estabelecem uma relação mais harmoniosa com os colegas e ao compartilhar as canções se sentem em um ambiente seguro.

No Aconchego Hotel Escola, todas as turmas têm aulas de musicalização. Até um ano, eles ouvem, tocam os instrumentos e cantam do jeitinho deles, com vocalizações. A partir do momento que eles conseguem falar, começam a cantar a letra da música e também gostam muito de dançar. “O dançar trabalha o desenvolvimento motor da criança e a internalização do ritmo”, explica a professora de música Cíntia Alessandri.

Cíntia também conta que a música fortalece o vínculo entre pais e filhos. “No útero, a criança se acostuma com o ritmo da pulsação do batimento cardíaco, com a respiração, com a voz e outros sons do funcionamento do organismo. Tudo isso constrói na criança que música é identificação de carinho e bem estar, porque remete a essa relação mãe e filho”.

Além disso, a música também é muito importante para ajudar na rotina da criança. “A música do ‘papa’, do banho, de brincar e de dormir pode melhorar a casa, criando referências de forma divertida” orienta Cíntia. E tamanho é o poder da música, que ela pode gerar uma mudança de estado de espírito. Ela pode trazer tranquilidade para uma criança mais agitada e estímulo para uma criança mais tímida.

Alguns benefícios da música para crianças são:

Melhor coordenação motora e expressão corporal

Desperta a sensibilidade e criatividade

Ajuda à criança a comunicar-se

Trabalho em grupo

Aumento da autoestima

Desenvolvimento da linguagem

Aumento da concentração

Contato com outras culturas

Desenvolvimento da memória

 

Ouvir música, de forma passiva, ou produzir música, tocando ou cantando faz muito bem. Por isso Cíntia aconselha aos adultos, “sabendo ou não cantar e tocar, façam música com as crianças porque o que mais importa é o momento, é a troca”.

O escritor e cronista Rubem Alves escreveu no livro A Alegria de Ensinar: “Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre instrumentos que fazem a música”.

Fonte: guiainfantil.com / paisefilhos.com.br

Comentários

comentários
?